A palavra piedade é muito repetida na escritura e em uma das passagens que chama atenção que é esta:
“Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.” – Salmos 4:3, Deus separa para si o piedoso e se alegra nele.
E por que ele se alegra no piedoso? O que significa ser piedoso?
Ser piedoso significa imitar a Deus, agindo como ele agiria. Uma pessoa piedosa imita a Deus e isso concorda com o que entendemos ser o Propósito Eterno de Deus. Falamos que esse Propósito é “Uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus” e que esse propósito não mudou com o pecado e Deus ainda hoje quer que sejamos parecidos com ele. Deus nos fez filhos e ele espera que nos esforcemos para imita-lo.
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” – Efésios 5:1
Como podemos imitar a Deus se não o vemos?
Encontramos a manifestação plena de Deus na pessoa de Jesus e todas as coisas que ele fez foram irrepreensíveis. Se nós queremos ter uma ideia de como é o Deus eterno devemos olhar para Jesus. Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do Pai. Então, se queremos imitar a Deus, precisamos ver como ele tratou as autoridades, crianças, meretrizes, publicanos, pecadores, hipócritas, religiosos, amigos, inimigos e trazer tudo isto para o nosso dia-a-dia.