A salvação pode socorrer alguém que está correndo um sério perigo. Assim como você agarra seu filho para livrá-lo de um automóvel e salvar-lhe a vida, Jesus salva ou agarra cada indivíduo do caminho que o conduzirá para a morte eterna no inferno (Romanos 6:23). Salvação, portanto, pode ser entendida como o livramento de Deus. No Antigo Testamento, Deus livrou seu povo muitas vezes dos seus inimigos (Juízes 3:9,15,28). No novo testamento, Deus livra os pecadores de passarem a eternidade no inferno (Atos 16:31).
Salvação não requer apenas a ação inicial de Deus, mas também a sua resposta. Há Basicamente, 3 aspectos no livramento ou salvação de Deus: justificação, santificação e glorificação. Justificação é o livramento de Deus das punições do pecado e da morte espiritual (Romanos 3:23-25). As punições pelos pecados do passado e as referentes aos pecados praticados no futuro foram pagas pela morte de Cristo na cruz.
Santificação é o livramento progressivo de um cristão do poder do pecado (Efésios 5:26). Deus deseja que o cristão amadureça e se assemelhe a Cristo, e fique livre do controle do pecado em sua vida. Mas se o cristão pecar por causa da sua natureza caída, Deus fez a provisão (I João 1:9). Deus lhe deu o Espírito Santo para ajudá-lo no processo de santificação
Glorificação é o livramento final da presença do pecado, que Deus dá aos cristãos. A glorificação não se dará antes de o Senhor voltar para seus filhos ( (I Coríntios 15:51-57). Enquanto vivermos aqui, estaremos sempre na presença do pecado. No entanto, aqueles que um dia creram em Cristo estarão completamente livres do pecado.
A atitude pessoal para a ação de Deus é de extrema importância na salvação:
1) Você deve saber quem é Cristo, o que ele fez e o que ele é capaz de fazer.
2) Você deve estar convencido de que este conhecimento a respeito de Cristo é verdadeiro.
3) Você deve agir de acordo com seu conhecimento e convicção, confiando em Cristo diariamente.
Você deve ter um encontro pessoal com Cristo, submetendo sua vida ao Senhor. Nesse momento, a salvação ou livramento acontece. A partir desse momento, o poder de Cristo no crente é maior do que o poder do pecado (II Timóteo 1:12. Cristo limpa os seus pecados, porque já pagou por eles ao morrer. Você, então, é desafiado a viver para ele e crescer na sua graça.