O apóstolo Paulo foi o autor de 13 dos livros do Novo Testamento, que fundou várias igrejas no início do cristianismo. Ele foi um perseguidor dos cristãos, mas teve uma visão de Jesus mais tarde.
Antes da sua conversão, Paulo era conhecido como Saulo, Ele era judeu da cidade de Tarso, e era do grupo dos fariseus, como seus pais. Saulo estudou em Jerusalém debaixo de Gamaliel, um dos professores e teólogos mais famosos dos judeus. Saulo teve uma educação privilegiada.
Ainda jovem, Paulo assistiu ao apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão. Depois, ele se tornou um perseguidor ativo da igreja. Na sua campanha contra os cristãos, Saulo jogou muitas pessoas na prisão. Ele tinha o apoio do sumo sacerdote e se tornou famoso por ser um grande perseguidor (Atos dos apóstolos 9:1-2).
A conversão de Saulo
Um dia, enquanto ia a caminho de Damasco para prender mais cristãos, uma luz brilhou e o cegou e Saulo ouviu uma voz lhe perguntando porque ele o estava perseguindo. Essa voz era Jesus (Atos dos apóstolos 9:4-6).
Saulo ficou cego e ficou esperando em Damasco, como Jesus tinha ordenado. Então, Jesus enviou um homem chamado Ananias para falar com Saulo e ele tornou a ver e foi batizado (Atos dos Apóstolos 9:17-19). Desse momento em diante, Saulo foi um homem diferente.
Logo Saulo, que se tornou Paulo,começou a pregar sobre Jesus. Paulo foi para Jerusalém, mas os cristãos de lá tinham medo dele! Somente um homem ficou ao seu lado: Barnabé. Ele os convenceu que ele havia se convertido. Mas alguns judeus quiseram matar Paulo por causa da sua conversão. Por isso, a igreja enviou Paulo para a sua cidade de Tarso. Veja o que ele falou em I Timóteo1:15-16: Essa afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por iso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.
Depois que se converteu, Paulo se tornou um dos grandes teólogois do cristianismo. Ele escreveu 13 cartas, que entraram no novo testamento (Romanos a Filemon). Seus ensinamentos explicaram sobre a salvação em Jesus e como deve ser a vida cristã. Paulo foi usado por Deus para encorajar e ensinar todos que leem a bíblia.
Paulo, um exemplo para todos os cristãos
Paulo destaca-se como um homem que foi completamente transformado por Deus e que foi obediente ao seu chamado. Ele amava ao Senhor acima de todas as coisas e se dispôs completamente ao serviço em amor à causa do evangelho. Por isso, o apóstolo Paulo é um modelo de fé, serviço e resiliência para todos os cristãos nos dias de hoje. Sua mensagem traz esperança a todos que a ouvem.