30/07/2021 às 19:09

O que é o arrebatamento na bíblia?

7
7min de leitura

O arrebatamento é quando os salvos que estão vivos serão levados para o Céu, junto de Jesus, sem morrerem (17Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre." data-toggle="popover" data-url="" title="1 Tessalonicenses 4:17">1 Tessalonicenses 4:17). Enoque e Elias foram arrebatados, subiram vivos ao Céu (24Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado." data-toggle="popover" data-url="" title="Gênesis 5:24">Gênesis 5:24; 11De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho." data-toggle="popover" data-url="" title="2 Reis 2:11">2 Reis 2:11). Também Jesus, depois que ressuscitou, subiu ao Céu, enquanto seus discípulos olhavam (9Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.10E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco," data-toggle="popover" data-url="" title="Atos dos Apóstolos 1:9-10">Atos dos Apóstolos 1:9-10).

Quando vai ser o arrebatamento?

O arrebatamento vai acontecer quando Jesus voltar para buscar os salvos, nos últimos tempos (2Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês.3E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver." data-toggle="popover" data-url="" title="João 14:2-3">João 14:2-3). Jesus dará a ordem, uma trombeta soará, Jesus descerá à terra, os mortos ressuscitarão e depois os vivos serão arrebatados (16Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.17Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre." data-toggle="popover" data-url="" title="1 Tessalonicenses 4:16-17">1 Tessalonicenses 4:16-17). Ninguém sabe quando isso será e poderá acontecer em qualquer momento, por isso temos de estar sempre preparados.

Há muito debate sobre se acontecerá antes, durante ou depois da grande tribulação mencionada em 21Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá." data-toggle="popover" data-url="" title="Mateus 24:21">Mateus 24:21. As teorias são:

1) Visão Pré-tribulacionista

Esse grupo de pessoas acredita que a igreja de Cristo será arrebatada antes da Grande Tribulação. Todos aqueles que entregaram suas vidas a Cristo e o reconheceram como Senhor e Salvador, subirão ao céu “de uma hora para a outra” e serão poupados do sofrimento que virá. E são várias as passagens bíblicas que, segundo esse grupo de pessoas, apontam para esse tipo de arrebatamento. E um dos argumentos mais fortes é que, enquanto Apocalipse 1, 2 e 3 faz menção a Igreja de Cristo 19 vezes, do capítulo 4 ao 19 não fala nada sobre ela, mas trata da Tribulação que estará acontecendo aqui na Terra.

Além disso, a promessa de Jesus feita à Igreja de Filadélfia também é uma das bases desse pensamento. Leia comigo o que está escrito em Apocalipse 3:

“Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10)

Perceba que Jesus disse: “Eu o guardarei DA hora da provação” e não: “NA hora”, ou seja, durante a tribulação. E o apóstolo Paulo também tem ensinamentos que apontam para esse arrebatamento antes da Grande Tribulação. Pelo menos duas vezes ele fala sobre isso em sua 1ª Carta aos Tessalonicenses. A primeira no capítulo 1 (1 Tessalonicenses 1:10) e a segunda no capítulo 5 (1 Tessalonicenses 5:9). Nas duas ocasiões o apóstolo cita que Jesus nos livrará da ira que há de vir, pois ele não quer que passemos por esse momento tão difícil, mas sim que sejamos salvos (II Pedro 2:5-9). 

Veja o que o profeta Zacarias disse que vai acontecer:

“Depois o Senhor sairá à guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de batalha. Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale, metade do monte será removido para o norte, a outra metade para o sul. Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.” (Zacarias 14:3-5)

Se todos os santos, ou seja, os cristãos, virão todos com Jesus para salvar Israel e derrotar o mal, isso quer dizer que a Igreja já terá subido antes.

2) Visão Meso-tribulacionista

O meso-tribulacionismo ou midi-tribulacionismo defende o pensamento de que a Igreja passará pela primeira metade da Tribulação, ou seja, os três anos e meio de um total de sete anos. O principal argumento é que a Igreja precisa ser provada para saber quem de fato é, ou não, fiel a Deus nas adversidades. Porém, eles não encontram base bíblica para isso. Apenas se apoiam na ideia de que o cristão precisa ser provado para mostrar sua fidelidade, assim como os apóstolos do passado que sofreram terríveis perseguições e não negaram sua fé.

Os mesos-tribulacionistas têm como base principal duas passagens bíblicas. A primeira está em Mateus 24 que diz:

“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Assim, quando vocês virem o ‘sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo - quem lê, entenda - então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes. Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.” (Mateus 24:12-17)

Ao usarem essa passagem bíblica, os meso-tribulacionistas entendem que a Igreja será perseguida pelo Anticristo. Porém, devemos entender que o capítulo de Mateus 24, que se refere à Grande Tribulação, aplica-se principalmente aos judeus e não à Igreja.

E a segunda passagem bíblica que eles têm como base está em Apocalipse 11:11,12, que fala sobre as Duas Testemunhas. Vamos ler:

“Então eles ouviram uma forte voz do céu que lhes disse: "Subam para cá". E eles subiram para o céu numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam. Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus do céu” (Apocalipse 11:12,13).

Este capítulo de Apocalipse 11 fala sobre as Duas Testemunhas que aparecerão na primeira metade da tribulação e profetizarão por 3,5 anos (Apocalipse 11:3). Depois serão mortas, ressuscitarão e subirão ao céu, conforme acabamos de ler. Para os meso-tribulacionistas, é neste momento que a Igreja será arrebatada, porém, esta passagem mostra claramente que somente as Duas Testemunhas serão arrebatadas.

3) Visão Pós-tribulacionista

A principal ideia desse grupo é que a Igreja de Cristo não será arrebatada antes ou durante o período da Grande Tribulação, mas que ela passará por todos os sofrimentos previstos na Bíblia durante os sete anos que antecederão a volta de Jesus e o juízo final.

Essas pessoas também acreditam que, por mais difícil que seja, os verdadeiros cristãos suportarão toda a dor nesse tempo, graças ao poder e à misericórdia de Deus. Eles defendem que o arrebatamento ocorrerá no final, ou perto do final, da grande tribulação. A igreja irá encontrar Cristo no ar e em seguida retornar à terra para o início do Reino de Cristo na terra. 

Os pós-tribulacionistas creem que a grande tribulação não se trata apenas da ira de Deus contra os pecadores, mas, também, a fúria de Satanás contra os santos, que é a Igreja de Cristo. Vamos ler uma passagem de Apocalipse 13 muito utilizada como argumento do pós-tribulacionismo. A Bíblia diz:

“Aquele que tem ouvidos ouça: Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.” (Apocalipse 13:9,10)

Um outro argumento dos pós-tribulacionistas é que Jesus, quando falou sobre o fim dos tempos, disse que voltará depois de uma "grande tribulação" (Mateus 24:21,29). No livro do Apocalipse, com todas as suas profecias, menciona apenas uma vinda do Senhor - e isso ocorre após a Tribulação (Apocalipse 19-20). Além disso, a ressurreição dos mortos em Apocalipse 20:5 é chamada de a "primeira ressurreição". Então eles afirmam que, já que esta "primeira" ressurreição ocorre após a Tribulação, a ressurreição associada com o Arrebatamento que está em 1 Tessalonicenses 4:16 não pode ocorrer até então.

Conclusão

Se você esperou até agora para saber qual é a minha opinião sobre o arrebatamento da Igreja, eu vou te contar: eu acredito que nós, cristãos que amamos a Jesus e o servimos de todo o nosso coração, seremos levados ao céu quando o Anticristo for revelado. Ou seja, antes de começar a tribulação. Acredito que nós não passaremos por esses 7 anos aqui na Terra, pois a Bíblia diz que quem está em Cristo não está sob condenação e nunca experimentará a ira de Deus (Romanos 5:8-10; 8:1), e sim, estará na glória, com o nosso Senhor e Salvador, que entregou a própria vida na cruz para nos libertar e nos salvar. Porém, eu respeito quem crê no arrebatamento durante e pós a grande tribulação.

E mais uma coisa antes de terminarmos: a Bíblia diz que a volta de Jesus será "com poder e grande glória". Durante a primeira vinda de Cristo, ele veio de forma humilde, foi rejeitado e desprezado pelos homens. Mas ele voltará como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Neste dia, o mundo inteiro verá e saberá quem Jesus realmente é. Por isso, independente se o arrebatamento será antes, durante ou depois da grande tribulação, nós temos que estar preparados para o momento em que seremos levados para o céu, onde viveremos ao lado do Pai por toda a eternidade!

Texto extraído dos sites: www.respostas.com.br e www.pastorantoniojunior.com.br

30 Jul 2021

O que é o arrebatamento na bíblia?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL