Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Galatas 5:22-23)
De acordo com 22Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,23mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." data-toggle="popover" data-url="" title="Gálatas 5:22-23">Gálatas 5:22-23, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses são os resultados de uma vida guiada pelo Espírito Santo. Quando alguém aceita Jesus como o seu salvador, o Espírito Santo passa a habitar dentro da pessoa. Isso transforma a sua vida. O fruto do Espírito é o resultado da ação do Espírito Santo na vida do crente.
1) Amor - Deus é amor e quem está com Deus tem amor (16Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor." data-toggle="popover" data-url="" title="1 João 4:16">1 João 4:16); principal virtude do fruto do Espírito (13Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor." data-toggle="popover" data-url="" title="1 Coríntios 13:13">1 Coríntios 13:13), é o maior mandamento bíblico: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:36-39).Quando você tem o amor de Deus em seu coração, você aprende a amar mais as pessoas à sua volta e a si mesmo (I João 4:7).
2) Alegria - Em Jesus temos verdadeira alegria porque temos esperança e sabemos que somos salvos; O crente sabe que a tristeza não dura para sempre. Mesmo nas dificuldades, você pode encontrar alegria na salvação (Salmo 71:23).
3) Paz – A Bíblia ensina que temos paz com Deus através de Jesus (1Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo," data-toggle="popover" data-url="" title="Romanos 5:1">Romanos 5:1). O Deus todo-poderoso, agora, é nosso amigo (31Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" data-toggle="popover" data-url="" title="Romanos 8:31">Romanos 8:31, 15Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês." data-toggle="popover" data-url="" title="João 15:15">João 15:15)!
Também temos um ensinamento bíblico que essa paz deve guardar o nosso coração de qualquer aflição ou medo (7E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." data-toggle="popover" data-url="" title="Filipenses 4:7">Filipenses 4:7), seja qual for a situação. Esta paz, como fruto do Espírito, é verdadeira e total (27Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo." data-toggle="popover" data-url="" title="João 14:27">João 14:27). Quando você confia em Deus, você aprende a largar o medo e encontra verdadeira tranquilidade. (João 14:27)
4) Paciência - A melhor descrição de paciência é a longanimidade, que traz a ideia de ânimo longo, pois a paciência como fruto do Espírito não é uma espera inativa (14Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos." data-toggle="popover" data-url="" title="Tito 3:14">Tito 3:14), mas uma capacidade de persistir (32Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade." data-toggle="popover" data-url="" title="Provérbios 16:32">Provérbios 16:32), e permanecer firme (21Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna." data-toggle="popover" data-url="" title="Judas 1:21">Judas 1:21), mesmo quando existem adversidades (10Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento." data-toggle="popover" data-url="" title="Tiago 5:10">Tiago 5:10, 33“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo“." data-toggle="popover" data-url="" title="João 16:33">João 16:33). É ter convicção que no tempo certo o que está sendo plantado será colhido (15Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, com a sabedoria que Deus lhe deu." data-toggle="popover" data-url="" title="2 Pedro 3:15">2 Pedro 3:15, 9E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." data-toggle="popover" data-url="" title="Gálatas 6:9">Gálatas 6:9). A longanimidade (paciência) faz com que preparemos a terra e plantemos as sementes, enquanto esperamos pela chuva (7Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera." data-toggle="popover" data-url="" title="Tiago 5:7">Tiago 5:7, 4Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá." data-toggle="popover" data-url="" title="Eclesiastes 11:4">Eclesiastes 11:4) Ela vem quando você entende que Deus sabe o tempo certo para tudo. Ele promete lhe ajudar, basta crer e esperar (Romanos 12:12).
5) Amabilidade - Quando seguimos Jesus, a forma como tratamos as pessoas muda, porque vemos o valor que elas têm para Deus. Ser amável ou exercer a amabilidade é ter compaixão, misericórdia e ser generoso com o próximo (40Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me!“41Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!“" data-toggle="popover" data-url="" title="Marcos 1:40-41">Marcos 1:40-41, 32Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." data-toggle="popover" data-url="" title="Efésios 4:32">Efésios 4:32). Deus muda seu relacionamento com outras pessoas, ajudando você a ser bondoso até com seus inimigos (II Timóteo 2:24).
6) Bondade - Bondade é fazer o bem, não apenas para agradar as pessoas, mas para fazer o que é correto e justo aos olhos de Deus! (1Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?2Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo; que de coração fala a verdade3e não usa a língua para difamar; que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo;4que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor; que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado;5que não empresta o seu dinheiro visando a algum lucro nem aceita suborno contra o in..." data-toggle="popover" data-url="https://www.bibliaon.com/salmos_15/" title="Salmos 15">Salmos 15, 9pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;10e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor." data-toggle="popover" data-url="" title="Efésios 5:9-10">Efésios 5:9-10). A bondade é gerada em nós pelo Espírito Santo e que nos capacita a zelar pela verdade e pelo que é certo. Assim, nos leva a rejeitar tudo o que é ligado à maldade e perversidade. É bom fazer o bem! Quando você entende todo o bem que Deus fez e faz por você, você vai querer fazer coisas boas para outras pessoas (Efésios 4:32).
7) Fidelidade - Fidelidade é ser uma pessoa de confiança, que não volta atrás com sua palavra. Deus lhe ajuda a ser fiel a ele e aos outros (Salmo 101:6). O Senhor sempre permanece fiel, mesmo quando nós somos infiéis (13se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo." data-toggle="popover" data-url="" title="2 Timóteo 2:13">2 Timóteo 2:13, 3Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?" data-toggle="popover" data-url="" title="Romanos 3:3">Romanos 3:3). Portanto, uma das maiores provas de que a fidelidade está sendo desenvolvida nas nossas vidas são quando nós permanecemos fiéis ao Senhor, não pelo que ele faz ou pode fazer por nós (10“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito." data-toggle="popover" data-url="" title="Lucas 16:10">Lucas 16:10, 21“O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!'" data-toggle="popover" data-url="" title="Mateus 25:21">Mateus 25:21), mas por quem ele é (4Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é." data-toggle="popover" data-url="" title="Deuteronômio 32:4">Deuteronômio 32:4).
8) Mansidão - é a capacidade de ser sereno e agir com calma mesmo em situações desagradáveis (23Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça." data-toggle="popover" data-url="" title="1 Pedro 2:23">1 Pedro 2:23). Um aspecto revelador da mansidão, como fruto do Espírito, é deixar-se dirigir por Deus (11Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos." data-toggle="popover" data-url="" title="Salmos 27:11">Salmos 27:11, 24Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno." data-toggle="popover" data-url="" title="Salmos 139:24">Salmos 139:24), como uma ovelha é guiada pelo pastor (27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.28Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão." data-toggle="popover" data-url="" title="João 10:27-28">João 10:27-28). Primeiramente, a mansidão deve ser desenvolvida no nosso relacionamento com o Senhor (23Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele." data-toggle="popover" data-url="" title="João 14:23">João 14:23) e, depois irá refletir no nosso comportamento com o próximo (2não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens." data-toggle="popover" data-url="" title="Tito 3:2">Tito 3:2). Jesus era manso, tratando as pessoas com amor. Ele não procurava se vingar nem respondia com maldade a quem o tratava mal (Mateus 11:29)
9) Domínio próprio - Domínio próprio é sinal de força. Deus ajuda você a agir com sabedoria, mesmo em situações difíceis (Provérbios 29:11)
Deixe o Espírito Santo transformar sua vida! Cresça nos frutos do Espírito!