Tanto no antigo testamento como no novo testamento, a paz é descrita como resultado de um correto relacionamento com Deus e com o próximo (Romanos 5:1-2). A palavra grega eirene tem um significado semelhante ao da palavra hebraica Shalom.
A paz espiritual descreve a sensação de bem estar e satisfação que vem de Deus e depende somente da presença divina (Gálatas 5:22). A paz espiritual interna é vivida por qualquer cristão que permanece no Espírito, mesmo enfrentando as tempestades da vida.
A verdadeira paz de Deus protege o coração e a mente dos cristãos das preocupações, do medo e da ansiedade. Isso transcende a lógica ou o pensamento (Filipenses 4:7). O Deus da paz, que oferece salvação, também promete presença e poder na vida dos seus filhos e filhas. Sua presença cria em nós um sentimento de confiança, independente de circunstâncias, pessoas ou coisas.
Embora seja impossível compreender completamente, a verdadeira paz é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22) e faz parte da armadura de Deus (Efésios 6:11 e 13). Conforme o apóstolo Paulo, entender e viver o Evangelho produzem paz que nos permite marchar firmes na Batalha espiritual e sobreviver a todos os tipos de dificuldades e perigos. Aquele que crê recebe paz de Deus como virtude de uma vida santa e proteção contra as forças do mal. Onde a paz de Deus está presente, não há espaço para preocupações.