Nós não podemos ver, mas estamos envolvidos em uma guerra muito maior do que aquelas que os livros de História nos contam. Desde que Satanás foi derrotado no Céu e lançado com seus anjos para a Terra, ele carrega consigo um único objetivo: fazer com que os filhos de Deus sejam derrotados. É por isso que o apóstolo Paulo, conhecedor das estratégias do inimigo, escreveu uma carta para alertar o povo de Deus, inclusive nós. - "O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo" (2 Coríntios 11:3).
Logo que Deus criou o mundo, o diabo deu um jeito de destruir os filhos de Deus. Sem muitas armas para atacar, ele usou a serpente para se aproximar de Eva e enganá-la. Satanás distorceu as ordens de Deus e conseguiu seduzir aquela mulher a trair o Criador. O seu prazer em ver o ser humano cair foi tão grande que ele nunca mais parou fazer esse tipo de coisa.
Se no princípio o diabo usou um animal para enganar as pessoas, hoje ele tem muito mais recursos e usa as próprias pessoas! E como ele faz isso? Simples: ele nos apresenta os caminhos mais fáceis do que o de Jesus. Veja algumas ciladas que ele nos arma todos os dias: "Faça o que você quiser, você é dono do seu nariz"; "Pra quê ajudar o próximo? As instituições de caridade já fazem isso. Vá viver a sua vida!"; "Se você tiver que ser desonesto pra conseguir algo, seja! Ninguém vai te dar nada de mão beijada!"; "Um trago só vai te relaxar e não vai te fazer mal, confie em mim!"; "Você não precisa ir a igreja pra acreditar em Deus".
A Bíblia afirma que esse é o caminho largo e, por algum tempo, ele vai nos dar algum prazer. Porém, quando alguém escolhe trilhar essa estrada, é sinal de que deixou se corromper e saiu da presença de Deus. E era exatamente isso que Paulo temia que acontecesse, pois mostra que o inimigo conseguiu alcançar seu objetivo outra vez.
Na maioria das vezes, essa abordagem acontece sem que o alvo perceba que está se afastando de Jesus. Satanás chega de uma forma bem disfarçada, atraente e tão agradável que não parece apresentar qualquer risco à fé. Ele sabe que o tempo em que será condenado eternamente está chegando e quer de todas as formas tirar as pessoas do caminho do Senhor. É por isso que a Palavra de Deus nos ordena a ficarmos alertas: "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5:8).
Mas a Bíblia também nos fala sobre as atitudes que devemos tomar para não cairmos em ciladas: "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo" (Efésios 6:11-13).
A arma para derrotar Satanás nos foi dada por Deus! Então, cabe a nós escolhermos qual caminho seguiremos: o mais largo, cheio de prazeres momentâneos, mas que nos leva à perdição; ou o estreito, que nos conduzirá aos braços do Pai. Não permita ser enganado pelo inimigo; a comunhão com Deus é a sua arma poderosa para essa guerra. Fique sempre alerta!