Todos nós desanimamos de vez em quando, principalmente quando não conseguimos fazer o que queremos, quando não enxergamos saída para os problemas ou porque cansamos de esperar por algo que temos orado há muito tempo. Então ficamos como Jó, um homem de Deus que tinha uma vida ativa e animada, mas por causa das dificuldades, acabou perdendo as forças. Veja o que o amigo dele (Elifaz) disse:
"Pense bem (Jó)! Você ensinou a tantos, fortaleceu mãos fracas. Suas palavras davam firmeza aos que tropeçavam, você fortaleceu joelhos vacilantes. Mas agora que se vê em dificuldade, você desanima, quando você é atingido, fica prostrado. Sua vida piedosa não inspira confiança a você? E o seu procedimento irrepreensível não dá a você esperança?" (Jó 4:3-6).
É pecado ficar desanimado como Jó ficou? De jeito nenhum! Mas, se esse desânimo nos deixa irritados com tudo e atrapalha nosso relacionamento com Deus e com as pessoas, então se torna prejudicial. O desânimo é um prato cheio para Satanás, que sempre tenta nos oprimir para que não vivamos a alegria do Senhor. O desânimo pode se tornar um problema grave, contaminando nossa mente e coração, nos deixando "pra baixo" por muitos anos. Quantas pessoas perdem as oportunidades da vida por estarem assim? Os pais desistem de educar seus filhos, pessoas (até mesmo jovens) desanimam de querer trabalhar, estudar, e muitos até ficam doentes por não terem ânimo para enfrentar a vida. A lista de situações que podem nos fazer desanimar é imensa.
E será que Jesus não desanimava também? Talvez não, se olharmos para ele apenas pelo fato dele ser Deus. Mas nós sabemos que ele também foi homem como nós, e com certeza ficava desanimado em ver que as pessoas não queriam se arrepender e se voltar para Deus. Ele chorou sobre Jerusalém, pois eles não aceitaram a oportunidade de salvação que Deus estava dando. Nas últimas horas antes de ser preso e julgado, ele também clamou: "A minha alma está profundamente triste até a morte" (Marcos 14:34).
Podemos ver que todos nós passamos pelas mesmas coisas. Mas a questão é: "O que devemos fazer quando ficamos desanimados?" A resposta é: devemos nos voltar para Deus e para a sua Palavra para recebermos força e a motivação que precisamos. Por isso, crie o hábito de ouvir pregações, louvores e não deixe de orar, mesmo quando não sentir vontade. Tome posse das palavras que Deus disse a Josué: "Seja forte e corajoso. Não tenha medo, não desanime, pois o Senhor, teu Deus, estará com você onde quer que vá" (Josué 1:9). Deus te abençõe!