Em nossa vida cotidiana e em nossos relacionamentos com pessoas de muitos lugares como: trabalho, família, amigos, vizinhos, igreja entre outros; sempre temos muitos desafios a enfrentar. A vida pode ser bela, mas não é fácil de vive-la; sem Jesus então fica ainda pior.
As pessoas quando passam por sofrimentos, costumam procurar um culpado para tentar "entender" o porquê daquele sofrimento e daquela situação difícil de suportar. Muitos culpam Deus por suas próprias escolhas erradas, culpam Deus porque não conseguiu aquele emprego que tanto almejava, se casar com aquela pessoa que tanto amava, pelos filhos que desejou ter e não teve, a casa que queria comprar e não pode, enfim são tantas as situações e planos que dão errado a nossa visão, que não compreendemos que tudo acontece pela vontade de Deus.
É normal fazermos perguntas constantes para Deus... Questões difíceis que ansiamos por respostas e nem sempre obtemos de imediato. A Bíblia nos dá resposta para dez perguntas difíceis que fazemos constantemente em nosso coração:
1 - Onde Deus estava quando isto me aconteceu?
Deus estava lá, ele viu tudo e antes mesmo de acontecer ele sabia. Deus é onisciente e onipresente. Mesmo que diante de uma situação horrível pareça que Deus não se importa com a gente, que ele nos esqueceu, saiba que ele não esquece os que ama. Veja o versículo abaixo:
Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. ( Isaías 49.15)
2 - Deus se importou comigo?
Sim, ele ainda se importa com você e sempre se importará. Veja os versículos abaixo:
O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. Naum 1.7
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; I Pedro 5:6
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pedro 5.7
3 - Como um Deus amoroso pôde permitir que isto acontecesse?
Deus deu à sua criação a liberdade de escolha. Ele não criou pessoas para agirem como marionetes, Deus criou seres humanos com capacidade de discernimento e escolha. Se em sua vida deu algo de errado, provavelmente tem mais a ver com a sua escolha do que ação de Deus. Veja o verso abaixo:
Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Deuteronômio 30.15-19
4 - O Senhor entende o que eu sinto?
Claro que sim, mais do que qualquer outra pessoa, afinal você é criação dele. Ele entende quando você está triste, deprimido, ferido, com medo, entre outras emoções que venha nos paralisar. Veja o verso abaixo:
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53.3
5 - É possível haver uma restauração?
Lembre-se de que para Deus nada é impossível. Ele pode sim te curar a alma, suas emoções, restaurar você por completo.
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mateus 19.26
6 - Como posso ser curado (a)?
Confie que Deus é fiel à sua palavra, ele jamais mente e nunca falha, Deus está pronto para curar seu interior e te trazer restauração, fazer de você uma nova criatura.
Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Salmo 18:25
7 - Por onde eu começo?
Deus ouve você - confesse sua mágoa, entregue sua mágoa a ele. Perdoe a pessoa que a magoou. Limpe seu coração da amargura e do ódio.
Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmo 34.17-18
8 - Mas não é difícil perdoar?
Sim, mas o que Deus ordena que você faça, ele te dará capacidade de fazer o que deve ser feito - perdoar. Não se esqueça de que Deus já perdoou os seus pecados.
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 1 Tessalonicenses 5.24
9 - O que eu faço depois?
Não busque vingança. Deus vai lidar com o ofensor. Esqueça e continue a viver. Descubra o bem que resultará desse mal que lhe causaram.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12.19
10 - Quando eu serei curado (a)?
Saiba que a cura de mágoas profundas leva algum tempo. Trata-se de um processo de encarar o prejuízo, aceitar os seus sentimentos e aplicar a verdade da Palavra de Deus. Dê tempo ao tempo e permita que Deus trabalhe na sua vida por completo.
Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. Jeremias 17.14
Nunca jamais duvide da soberania de Deus. Creia que Deus é poderoso para fazer o impossível.