Na Bíblia, o rei Salomão menciona atitudes específicas que causam repugnância em Deus, a lista com 7 coisas que Deus odeia está em Provérbios 6, veja:
1) OLHOS ALTIVOS
É a atitude de querer ser superior aos outros, olhar as pessoas de cima pra baixo. Vaidade, orgulho. Jesus nos ensinou que devemos fazer o contrário, considerar os outros superiores a nós mesmos (Filipenses 2:3-8).
2) Língua mentirosa
Deus abomina a mentira e por isso não suporta a presença dos mentirosos. O inimigo de Deus (Diabo) é descrito na Bíblia como o pai da mentira. Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a verdade. Também sabemos que é possível ser verdadeiramente livre do pecado através do conhecimento da verdade. O povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive na verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da mentira e não compactuar com os mentirosos (Apocalipse 22:15).
3) MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.` (1 Jo 3:15)
4) Mente que máquina planos perversos
Ai daqueles que, no seu leito, máquina o mal. A luz da alva o praticam, porque o poder está em suas mãos (Miquéias 21).
5) Pés que se apressam para fazer o mal
Pés apressados em fazer o mal falam de pessoas que consideram a possibilidade de praticar uma maldade em todo o tempo. Elas sempre têm diante dos seus olhos o mal como uma opção. A Igreja de Cristo, não deve nem sequer considerar a possibilidade de praticar o mal.
6) Falso testemunho
Mais uma vez aparece a mentira, um pecado bastante desagradável, não só para Deus, como para quem o sofre. Ninguém gosta de ser enganado, e aqui está a modalidade de um engano comum em nossos dias: `denegrir a reputação alheia` ou `acusar alguém de algo que ele não fez`, falso testemunho.
7) Semear contendas entre irmãos
Nós precisamos tomar cuidado para não por um de contra o outro. Sabemos quem age por trás das atitudes das pessoas que não obedecem à Deus, que é o diabo, então, não devemos fazer o jogo dele, pois é ele quem quer que aja divisão entre nós. Precisamos pedir à Deus sabedoria para agirmos de acordo com a sua vontade, que é sempre promover a paz, em todos os momentos.