"Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos" (Salmos 95:10).
Existem pessoas que, mesmo sendo abençoadas, não conseguem enxergar as mãos de Deus em suas vidas. O descontentamento faz com que sejam ingratas e só prestem atenção naquilo que não têm; e isso entristece o coração do Senhor. Por isso, reflita: você vive reclamando e não consegue ter um coração grato?
A Bíblia conta que Deus libertou o povo hebreu da escravidão no Egito para que eles ocupassem uma terra prometida aos seus antepassados. Aquele povo viu o Mar Vermelho se abrir diante deles, e a mão do Senhor os acompanhou durante toda a caminhada até a terra chamada Canaã. Ele proveu tudo o que aquelas pessoas precisavam: água, alimento, proteção contra o calor e frio, e suas roupas e calçados não se desgastaram durante 40 anos! Porém, ainda assim aquele povo preferiu olhar para o que não tinha (leia Números 11:4-6).
Essa atitude tirou a paciência de Deus ao ponto dele dizer: "Nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto(...) chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá" (Números 14:22-23). A verdade é que a maioria das pessoas não consegue enxergar as bênçãos que Deus dá. Elas se esquecem que, todos os dias muitas coisas boas acontecem, e mesmo com tanta ingratidão, a misericórdia do Senhor continua a abençoá-las, "porque ele é bondoso para com os ingratos e maus" (Lucas 6:35-36). Mas não seja como elas, em vez disso, comece a enxergar tudo o que o Senhor faz de bom para você.
Pode ser que você não tenha tudo o que quer, mas comece a agradecer pelo que você já tem e você ficará surpreso com o quanto Deus já o tem abençoado. "Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!" (Salmo 103:2).