A nossa vida é feita de escolhas e se quisermos crescer espiritualmente e avançarmos na caminhada com Deus, precisamos escolher agir pela fé e ignorarmos o medo. As pessoas dizem que “a crise revela o nosso caráter”, e eu acredito nisso, porque é diante das situações difíceis que mostramos se realmente confiamos em Deus ou em nossa própria capacidade. É na crise que revelamos a nossa fé ou a falta dela.
A Bíblia conta que certa vez Jesus foi até o barco dos discípulos andando sobre as águas e eles ficaram com muito medo, mas Pedro foi ousado e quis fazer o mesmo. Veja como foi:
“Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!" E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!". "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou?" (Mateus 14:25-31).
Essa não foi a primeira vez que Pedro viu o mar e a tempestade, pois ele era pescador. Mas diferente das vezes em que ele foi obrigado a fugir das tempestades no mar para salvar a própria vida, dessa vez Jesus o chamou para “entrar na tempestade” e enfrentar o mar furioso. Ele até obedeceu ao chamado de Jesus, mas assim que deu os primeiros passos, Pedro começou a afundar porque começou a olhar para o vento.
Nós podemos comparar o “mar” à nossa própria vida, e os “ventos” a todas as situações difíceis que surgem no dia a dia. E quantas vezes perdemos o foco por causa delas! Nós deixamos de olhar para Jesus e prestamos atenção no tamanho dos problemas e nas mentiras que o diabo sopra em nossa mente; e assim como Pedro, começamos a afundar.
É por isso que quando Jesus estendeu a mão para levantar Pedro, ele disse: “homem de pequena fé.” Isso porque, todas as vezes que deixamos de olhar para o Senhor e olhamos para as circunstâncias, a nossa fé diminui. Mas à medida que caminhamos com os olhos firmados em Jesus, a nossa fé cresce, e por mais que as tempestades vêm, nós saímos delas vitoriosos!
Se você está passando por um momento difícil, faça uma análise: “qual é o vento que está tentando roubar a sua fé? A crise no seu casamento, nas finanças, o sonho que parece cada vez mais distante, ou as acusações do diabo pelo que você fez de errado no passado?” Eu te aconselho a ignorar tudo isso e olhar firmemente para Jesus, pois a Bíblia diz que ele é o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2), ou seja, é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa! Creia que no tempo dele a vitória virá!