29/05/2022 às 17:32 Palavra do dia

7 características do falso cristão

26
8min de leitura

Entre evangélicos e católicos, as estatísticas mostram que existem hoje mais de 180 milhões de pessoas que afirmam serem cristãs no Brasil. Um cristão é todo aquele que acredita que Jesus Cristo é o Messias, enviado por Deus, e que veio ao mundo para entregar a sua vida para nos libertar do pecado e nos dar a vida eterna. Além disso, o cristão é aquele que segue os passos de Jesus e busca viver de acordo com seus ensinamentos.

Mas, infelizmente, boa parte das pessoas que afirma seguir a Jesus está muito longe de ser um cristão de verdade. Muitas delas, inclusive, se escondem atrás dessa “máscara religiosa” para praticar coisas ruins, egoístas e que são totalmente contrárias aos mandamentos do Senhor. Esses são conhecidos como os “falsos cristãos”. E é exatamente sobre esse tipo de pessoa que nós vamos falar hoje.

Eu vou te mostrar aqui sete características de um falso cristão, além de alguns conselhos bíblicos sobre o que fazer com relação a este assunto. Use esses ensinamentos para analisar suas próprias atitudes e saber se você também não está cometendo erros que estão te afastando de Deus.

1ª característica do falso cristão é que “mesmo que tenha recursos materiais e financeiros, não ajuda os que mais precisam”

A Bíblia diz: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3:17) 

Essa é uma coisa que até mesmo os cristãos verdadeiros precisam vigiar para não cair. Todos somos falhos e sujeitos a agir com falta de caridade em algum momento da vida, mas aquele que age sempre dessa forma, sem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro que sofre por falta de recursos materiais, já pode ser considerado um falso cristão.

2ª característica do falso cristão é que “ele vive cobrando e julgando os outros cristãos”

Vamos ver o que Cristo disse sobre eles em Mateus 23: 

“Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.” (Mateus 23:4) 

E, infelizmente, hoje em dia muitos falsos cristãos continuam fazendo a mesma coisa. Aquele pregador que vive sempre cobrando as coisas aos outros, criticando, julgando; aquele irmão que afasta as pessoas umas das outras, que planta desconfiança com seus discursos cheios de religiosidade... Todos esses permitiram que Cristo deixasse de ser o centro de sua mensagem e hoje atuam como os mestres da lei dos tempos de Jesus. 

Esse falso cristão também já se deixou ser contaminado pela religiosidade, e agora só quer cobrar dos outros que sejam santos, mas não tem mais a sensibilidade de examinar a si mesmo e enxergar seus comportamentos, e julgar a si mesmo para corrigir o que é necessário em sua vida com Deus. E isso é muito grave, pois Jesus chama de “hipócrita” aquele que repara e tenta tirar o cisco no olho do irmão, mas não se importa com a trave que está encravada no seu próprio olho (Mateus 7:3-5). 

É preciso saber identificar quem são os falsos cristãos em nosso meio porque muitas denominações de igrejas cobram que os seus membros obedeçam a suas tradições, mas essas tradições não estão de acordo com a Palavra de Deus. São regras e costumes criados por homens que distorceram o que está escrito na Bíblia para benefício próprio. 

3ª característica do falso cristão é que “ele ama pregações da Palavra, mas não as coloca em prática na sua vida” 

Sobre esse assunto, o apóstolo Paulo disse: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” (Tiago 1:22) 

Se engana quem acha que essa característica do falso cristão é algo que surgiu nos dias de hoje. Já nos tempos da igreja primitiva, poucos anos depois da ressurreição de Jesus, esse problema já existia no meio do povo de Deus. 

Eu sei que as vezes é difícil identificar se quem está pregando é um falso ou verdadeiro cristão, mas como disse o Senhor, nós os reconheceremos por seus frutos. Ninguém pode colher uvas se plantou um espinheiro. 

Isto significa que um cristão falso será revelado através de suas práticas, comportamentos, atitudes ou hábito. Fique atento aos sinais que as pessoas que estão ao seu lado dão – e também vigie para que você não seja essa pessoa! 

4ª característica do falso cristão é que “ele tem desprezo pelas pessoas pobres, mas honra demais os ricos ou de posição de autoridade”

Leia comigo o que está escrito em Tiago 2: “Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado? Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.” (Tiago 2:5-9) 

É importante não só observarmos a vida dos falsos cristãos, mas também nos examinarmos para que não caiamos no mesmo erro. Você faz acepção de pessoas? Trata o rico e o pobre da mesma forma? Deixa o irmão mais necessitado em segundo plano para agradar aquele que tem mais recursos? Reflita sobre essas atitudes e veja se você precisa muda-las ou não. 

5ª característica do falso cristão é que “ele vive fazendo comentários negativos e causando contendas e ressentimentos entre os irmãos"

Infelizmente, muitas pessoas que se dizem seguidoras de Jesus acabam desenvolvendo mais características de um falso cristão do que de um verdadeiro, pois não fazem questão nenhuma de mudar certos comportamentos e hábitos, como o de fazer fofocas e de criar brigas entre as pessoas. Acontece que o Senhor detesta as pessoas que usam a sua língua para espalhar contendas, mentiras e divisão entre os irmãos. (Provérbios 6:16-19) 

Infelizmente o verdadeiro foco destes falsos crentes não está em Cristo, mas nos acontecimentos da vida dos outros, e em observar de maneira negativa a forma que elas vivem. E nós, além de aprender a identificar essa característica nos outros, também precisamos estar atentos para ver se nós não estamos cometendo esse erro tão grave. 

Lembre-se: um verdadeiro cristão se diferencia por suas palavras. Então, se você não tiver nada de bom para falar é melhor ficar calado, sabendo que "o que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias" (Provérbios 21.23). 

Deus deseja que eu e você usemos a nossa língua para evangelizar, motivar, abençoar, e não para criar boatos maldosos para ferir os irmãos. Ele conhece a intenção do nosso coração ao dizermos algo, e se a Bíblia diz tantas vezes que a língua é uma arma poderosa, devemos usá-la para a honra e glória do Senhor. 

6ª característica do falso cristão é que “ele demonstra ser autoritário e egoísta” 

O falso cristão, principalmente aquele que ocupa algum cargo de liderança dentro da igreja, acha que por ocupar posição de autoridade deve ser servido pelas pessoas, quando na verdade, ele é quem foi chamado em seu ministério para servir. Nós, servos de Deus, precisamos nos lembrar todos os dias das palavras de Jesus, que ao observar a disputa de seus discípulos para ver qual deles seria o maior, disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". (Marcos 9:35) 

O falso cristão sente prazer em dar ordens e menosprezar as pessoas que, segundo o seu entendimento, são inferiores a ele. Ele também tem atitudes egoístas e não mede esforços para que a sua própria vontade seja feita. Ele acredita que tudo e todos, inclusive o Senhor, estão ao seu inteiro dispor, para lhe oferecer tudo o que ele quiser. 

Mas não é assim que funciona. O verdadeiro cristão é aquele que entende que o seu chamado é para servir a Deus e aos seus irmãos e não o contrário. E Jesus nos deu uma lição muito clara disso quando pegou uma bacia com água, se ajoelhou diante de cada um de seus discípulos e lavou os seus pés. Depois, Ele lhes disse: “Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.” (João 13:14) 

7ª característica do falso cristão é que “ele gosta de se exibir para as pessoas” 

Quer identificar essa característica em um falso cristão? Então repare se ele espalha para todo mundo quando faz um ato de caridade, se gosta de demonstrar que está se sacrificando quando faz um jejum e se ele gosta de orar em voz alta para que os outros vejam o quanto ele é “cheio do Espírito Santo”. 

Resumindo: o falso cristão se acha mais justo e mais esforçado na vida religiosa do que os outros. Só que quando isso acontece com uma pessoa, significa que ela se esqueceu sobre as palavras de Jesus sobre humildade e o quanto precisa da misericórdia do Senhor para ser salva. 

E para não cairmos nesse engano, basta nos lembrarmos da atitude do fariseu e do publicano que foram ao templo orar, e fazer sempre da como aquele segundo homem. Veja a parábola que Jesus contou: 

"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". (Lucas 18:10-14) 

CONCLUSÃO 

Percebe porque é tão importante reconhecermos as características de um falso cristão? Nós precisamos saber quem são essas pessoas para que não sejamos enganados pelo inimigo como Adão e Eva foram enganados pela serpente e acabaram expulsos do Paraíso. 

Da mesma forma, também devemos vigiar a nós mesmos, para que essas práticas não nos contaminem e nos faça nos distanciar da verdade que existe na Palavra de Deus. Todos nós somos falhos e podemos cair em algum desses pecados, por isso devemos sempre estar atentos e pedir para que o Senhor guie os nossos passos dia após dia. Somente assim, seremos cristãos verdadeiros, pois seremos imitadores de Cristo. Deus te abençoe!

29 Mai 2022

7 características do falso cristão

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

29 de Mai de 2022

Aprenda a vencer com a história de Jó

29 de Mai de 2022

Não duvide do poder de Deus

29 de Mai de 2022

Como aceitar Jesus?