29/05/2022 às 17:41 Palavra do dia

Você não consegue se perdoar pelos seus erros? Saiba o que fazer!

60
6min de leitura

Hoje eu quero conversar com você sobre “culpa”. Todos nós cometemos erros e fazemos coisas que sabemos que não deveríamos por nossa natureza pecadora. E, por isso, nos sentimos culpados. E isso é bom, porque nos mostra que desagradamos a Deus e que não seguimos os conselhos que a Palavra dele nos dá. Porém, viver com o sentimento de culpa não nos ajuda em nada; só faz com que enfrentemos mais dificuldades na nossa caminhada, pois ela desgasta o nosso físico, o nosso psicológico e, principalmente, o nosso espírito. Quando carregamos a culpa mesmo depois de termos nos arrependido e pedido perdão ao Senhor, ficamos presos nesse pecado e é exatamente isso que Satanás quer: ele sabe que a culpa vai nos afastar dos caminhos de Deus, vai impedir que a gente siga em frente e prospere. Por isso, ele quer que a gente passe a vida focando em nossos fracassos, nos sentindo pessoas sem valor. A Bíblia diz que o diabo é o acusador dos nossos irmãos (Apocalipse 12:10). E ele vai te lembrar de tudo o que você fez errado nos últimos anos. Antes de você levantar da cama, de manhã, ele vai dar um jeito de fazer você pensar que não tem sido um bom pai ou uma boa mãe; que falhou com o seu cônjuge ou com determinada pessoa, ou que caiu naquela tentação que você tanto lutou para não cair, mas não conseguiu... Mas aqui está a chave para combater as acusações de Satanás: a palavra de Deus!

"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados”. (Isaías 43:25)

Ou seja: quando nos arrependemos dos nossos pecados e pedimos perdão ao Senhor, ele decide apagar os nossos erros. Isso quer dizer que se alguém estiver trazendo coisas negativas do seu passado, isso não vem de Deus; vem do acusador, tentando te enganar para te fazer carregar o peso da culpa. Então, quando isso acontecer com você, faça um favor a si mesmo e diga ao diabo: “Eu sou pecador, mas sou perdoado!” Aproveite, também, para se lembrar daquele texto do apóstolo Paulo que diz que temos a redenção e o perdão de nossos pecados por meio do sangue de Jesus que foi derramado na cruz (Efésios 1:7).

Entenda uma coisa: você não pode carregar as suas culpas e fracassos com você e viver uma vida de vitórias. Então, se você já se arrependeu e pediu perdão a Deus, deixe isso para trás! O profeta Jeremias nos diz que as misericórdias do Senhor são inesgotáveis, se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22,23), então, não fique remoendo o que já passou. Se o Senhor já te perdoou, por que você também não se perdoa? Se ele não está te acusando, por que você continua se culpando?

Em 1 Coríntios capítulo 6, o apóstolo Paulo diz que todos aqueles que creem no sacrifício de Jesus foram lavados, santificados e justificados. E “justificação” significa o ato de declarar alguém como justo, ou seja, que não merece castigo. Isso quer dizer que não importa o tamanho dos seus erros, se você se arrependeu deles, Cristo já te justificou. Então, pare de olhar para o seu passado de pecados e se sentir alguém sem valor. O diabo vai te dizer que você errou e que não tem perdão. Mas Deus te diz: “Você é meu filho. Eu te salvei, te justifiquei, te ungi e honrei!”. Em quem você vai acreditar? Vai permitir que o acusador te engane e te faça caminhar por aí com o peso da culpa em suas costas? Não, meu querido! Acredite no que o Senhor diz a seu respeito e comece a mudar de vida! Mas tem uma coisa que você precisa saber: quanto mais você se recusar a ouvir o diabo, mais alto a voz dele vai falar no seu íntimo, mais ele tentará te acusar. Ele vai insistir que você não é nada disso que Deus disse que você é; que você continua pecando, que não parou de ceder às tentações. Seus pensamentos te dirão que você é culpado, que Deus não se agrada de você. E é normal que você se sinta inseguro e intimidado. Mas você precisa ser forte e resistir! (Tiago 4:7)

No livro de Provérbios capítulo 28 diz que “os justos são corajosos como o leão” e é exatamente assim que você precisa ser! Quando as dúvidas vierem, repita para si mesmo: “Eu posso não me sentir digno, mas eu sei que Deus me fez digno. Eu não me sinto justo, mas pelo que Cristo fez por mim, eu sou justificado!”

Pode ser que você esteja carregado de culpa. Pode ser que você esteja levando nas suas costas pecados que, mesmo tendo pedido perdão a Deus, continuam pesando em seu coração. Mas a boa notícia é que você pode abandonar todos esses fardos agora. Basta que você decida mudar a forma com que olha para si mesmo! Nós passamos pela vida carregando todas essas culpas e nos perguntamos porque a vida é uma luta, porque estamos cansados, porque não conseguimos conquistar um sonho... Isso é porque estamos carregando coisas que nunca fomos feitos para carregar. Você não foi criado para viver culpado. Então é hora de deixar esses pesos de lado. É hora de se livrar dessa bagagem. O Senhor quer que você saiba que Cristo já lavou os seus pecados com o sangue dele e que o inimigo não pode mais te acusar! E você pode estar pensando agora: “Mas, eu não mereço isso. Eu errei demais, falhei muito e não mereço que os meus pecados sejam esquecidos por Deus”. Sim, você tem razão. Nenhum de nós merece o perdão do Senhor, pois a nossa natureza é pecadora e, por mais que tentemos, nunca vamos conseguir fugir dela. Porém, a misericórdia e o perdão do Pai não têm a ver com merecimento; tem a ver com ele e com a sua infinita bondade. Veja o que a Bíblia diz em Tito capítulo 3:

“Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres... Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.” (Tito 3:3-7)

Devemos reconhecer quando cometemos um pecado e fazer tudo o que for possível para não o cometer outra vez, porém, você não precisa pagar penitência ao Senhor depois que se arrependeu e pediu perdão. O preço já foi pago quando Jesus morreu por nós na cruz, no nosso lugar! Mas quando você vive em culpa, você está dizendo que o sacrifício que Cristo fez não foi o bastante e isso não é verdade! Aprenda: viver se culpando e se condenando não glorifica a Deus. Se você realmente quiser glorificar o nome do Senhor, livre-se da culpa e fale da misericórdia dele por sua vida às outras pessoas!

Deus quer que você saiba que o seu erro não cancelou os planos que ele tem para a sua vida. E a pergunta que fica é: o que você vai fazer diante disso? Vai continuar se culpando ou vai seguir em frente? Vai ouvir a voz de Deus ou a do Diabo?Levante-se! Volte a sonhar e ande de cabeça erguida! Você pode ter cometido erros, pois todos nós cometemos. Mas Deus está dizendo que você está perdoado. Agora vá e não peques mais. Lembre-se de Romanos 8, onde o apóstolo Paulo disse que agora já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio da sua morte ele nos libertou do pecado e da morte (Romanos 8:1,2). Você pode não se sentir perdoado, mas você sabe que está perdoado! Então receba agora o perdão e a misericórdia do Pai e viva tudo o que ele tem para você, sem nenhum tipo de culpa! Deus te abençoe.

29 Mai 2022

Você não consegue se perdoar pelos seus erros? Saiba o que fazer!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

29 de Mai de 2022

Aprenda a vencer com a história de Jó

29 de Mai de 2022

Não duvide do poder de Deus

29 de Mai de 2022

Como aceitar Jesus?