Esta é uma das perfeições divinas que distinguem o Criador de todas as suas criaturas. Deus é perpetuamente o mesmo, não sujeito a mudança nenhuma em seu ser, em seus atributos e em suas determinações. Ele é comparado a uma rocha (Deuteronômio 32:4). Ele é imutável, visto que não tem princípio nem fim, não pode experimentar mudança. Ele é eternamente o "... Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17).
Deus é imutável em sua essência. Sua natureza e seu ser são infinitos e, assim, não sujeitos à mutação alguma. Deus não evoluiu, nem cresceu, nem melhorou. Tudo que ele é hoje, sempre foi e sempre será. - “... eu, o Senhor não mudo...” (Malaquias 3:6). Ele não pode mudar para melhor, pois já é perfeito; e, sendo perfeito, não pode mudar para pior. Completamente imune de tudo quanto lhe é alheio, é impossível melhoramento ou deterioração. Ele é perpetuamente o mesmo. Somente ele pode dizer “... Eu sou o que sou..." (Êxodo 3:14). Ele é absolutamente livre da influência do curso do tempo. Seu poder jamais pode diminuir, nem Sua glória desvanecer-se. Deus é imutável em seus atributos. Todos os atributos que eram de Deus antes do universo ser chamado à existência são precisamente os mesmos agora, e permanecerão assim para sempre. E isto é necessário, pois eles são as próprias perfeições, as qualidades essenciais do seu ser. Seu poder é imbatível, sua sabedoria não sofre diminuição, sua santidade é imaculada. Os atributos de Deus não podem sofrer mudança assim como sua divindade não pode deixar de existir. Sua verdade é imutável, pois a sua Palavra “...permanece no céu” (Salmo 119:89). Seu amor é eterno: “...com amor eterno te amei...” (Jeremias 31:3). Sua misericórdia não cessa, pois, é "eterna" (Salmo 100:5).
As pessoas mudam por incapacidade de adequação, por falta de conhecimento, por mudanças de circunstâncias ou por perda de interesse. Deus não precisa de capacitação alguma (Gênesis 18:14), pois ele conhece tudo, controla todas as coisas e está envolvido em tudo (Isaías 40:11-14).
Deus não faz nada parcialmete (Isaías 41:4), nunca muda de humor (Hebreus 13:8), nem deixa seu amor (Jeremias 31:3) ou entusiasmo esfriarem (Filipenses 1:6). Sua atitude em relação ao pecado é a mesma demonstrada no jardim do Édem, e seu amor é igual ao que foi demonstrado na cruz (Romanos 5:17).
Deus jamais altera seus planos, porque eles foram feitos a partir do seu completo conhecimento e de seu total controle (Salmo 33:11). O que ele faz no tempo já foi planejado desde a eternidade, e o que ele planejou na eternidade é executado no tempo (Isaías 46:9-11). Deus é sempre bom e jamais mudará!