À oração é um meio pelo qual o crente reivindica as promessas de Deus. Por meio da oração, Deus revela o seu caráter e suas bençãos. Suas preciosas promessas tornam-se evidentes para os cristãos enquanto eles oram (II Pedro 1-2:4).
Deus fez muitas promessas a seus filhos comprometidos com a oração. Em primeiro lugar, ele promete uma resposta. Deus promete ouvir e responder a oração de todo pecador que busca perdão e também promete atender o pedido de todo aquele que pede com fé. Jesus disse aos discípulos que o Pai faria tudo o que fosse pedido em seu nome (João 14:13-14).
A resposta de Deus, as vezes, parece obscura ou diferente do que é esperado ou desejado, ou ainda, pode ser postergada. A resposta de Deus pode ser sim, não ou espere. Você precisa reconhecer que, às vezes, pede à Deus coisas que podem não estar de acordo com a vontade de Deus. Você enxerga a vida de um ponto de vista limitado e finito. Só o Senhor é capaz de ver o início e o fim de todas as coisas. Só ele sabe como sua oração se encaixa nos propósitos dele.
Em segundo lugar, Deus promete sua presença por meio da oração. Quando você é chamado pelo nome, precisa responder com atenção. Quando você chama à Deus pelo nome, ele lhe da ouvidos atentamente. Desde o momento da salvação, o cristão tem a promessa da presença do Espírito Santo como auxiliadora (Atos 2:33). O Espírito Santo por meio da sua presença, cumpre as promessas de Deus nos cristãos.
Em terceiro lugar, Deus promete sua sabedoria para os cristãos que oram. Muitas vezes, em momentos de crise, o cristão não sabe como orar. Em outras situações, talvez ele não saiba sobre o que orar. Você pode ter a certeza de que, nesses momentos, o Espírito Santo ajuda o cristão a orar. Deus promete responder ao propósito sincero do coração, mesmo que você não consiga encontrar as palavras certas. Quando o cristão orar com fé, Deus faz muito mais do que lhe é pedido (Jeremias 33:3). Ele responde abundante e generosamente.