Dons espirituais são habilidades especiais dada aos cristãos para o Ministério e serviço. Deus é a fonte divina de todos os dons (I Pedro 4:10), e os seus dons são diversificados (I Coríntios 12:4-5). Esses dons espirituais não são dados somente a algumas pessoas. Cada cristão recebe pelo menos um dom espiritual (I Coríntios 12:7-11). Todos os dons espirituais devem ser utilizados no serviço cristão, não para edificação pessoal (Efésios 4:11-16).
Os dons do Espírito são manifestações exclusivas do Espírito Santo, embora talentos naturais ou herdados, também são dados por Deus. Dons espirituais não dependem de códigos genéticos, e sua função é servir ao outro. Enquanto o fruto do Espírito Santo se refere ao caráter do cristão. No momento da salvação, a pessoa recebeu o dom da presença do Espírito Santo e, durante toda a sua vida, utiliza os dons espirituais para o benefício do próximo. O novo testamento indica vários dons espirituais. A lista de Paulo, que tem em torno de 20 diferentes dons espirituais, não deve ser considerada um resumo dos dons, mas exemplos da diversidade de dons potenciais disponíveis para o serviço.
Duas expressões encontradas no Novo Testamento, descrevem esses dons, específicos para a edificação da igreja, e dons da graça (Í Coríntios 12:4). Esses dons não são oferecidos de acordo com nossos próprios desejos ou produtividade, mas são soberanamente dados por Deus.
Alguns dos dons são utilizados no servir. Outros, no ensinar, e todos para a edificação da Igreja. O mais importante aos olhos do Senhor, não é o dom específico, mas é a fé individual que move a pessoa a utilizar o dom recebido, não de modo egoísta, mas sempre para a edificação da Igreja.
Um dos maiores desafios que o cristão enfrenta é o de descobrir e usar seus dons espirituais específicos. Estudar a Bíblia e orar podem ajudar a descobrir seus exclusivos dons espirituais. Várias listas estão também disponíveis para a verificação dos dons espirituais. Como Deus escolheu cuidadosamente e delegou dons espirituais a cada um de seus filhos, cada cristão é responsável por descobrir, desenvolver e usar seus dons a serviço de Deus.